Widget

Free Web Counter

System Of A Down: Serj fala sobre política

Em 4 de setembro de 2001, a banda armênio-americana do sul da Califórnia, vencedora do Grammy, System of a Down, lançou seu disco revelação, Toxicity. Foi número um uma semana depois quando... bom, vocês sabem. O System of a Down sempre infundiu sua música pesada com mensagens políticas, mas no clima hiper patriótico da América pós 11 de setembro, a crítica aberta da banda sobre a Guerra ao Terror e o regime Bush não caiu bem para muitos. Mais de uma década depois, Osama Bin Laden está morto, o primeiro presidente afroamericano concorre a reeleição e após declarar um hiatus indefinido em 2006, a banda se reuniu para uma turnê e descobriu que sua música de protesto sociopolítico permanece relevante como sempre. O frontman do System of a Down conta ao Huffinton Post que, apesar de enormes expectativas, o presidente Obama não conseguiu corresponder à reforma geral que ele prometeu no caminho da campanha.
“Penso que até um certo grau ele tentou fazer mudanças, mas teve muita resistência da ala direita e do partido republicano. Tem havido muito obstrucionismo no congresso, tornando a vida difícil para o progresso político e social dos EUA.”
De fato, as questões-chave das próximas eleições – a economia, casamento do mesmo sexo, aborto e a reforma da saúde – revela um povo americano mais dividido do que quando Bush estava no governo. Infelizmente, não há sinal de um candidato que una as pessoas. Quando for hora de contar os votos, Tankian acredita, é “mais vale estrada velha que vereda nova”.
“Antes de vermos uma mudança real, acho que precisamos de um candidato bem mais esquerdista que esteja disposto a tomar essas fortes decisões. Mas se Obama vencer o segundo mandato, é certamente melhor do que ter o Romney no governo”.
Cantor, poeta, compositor e ativista, Serj Tankian é um cara interessante. Enquanto muitos roqueiros se contentam em beber cerveja e fazer chifres com a mão, ele passa seu tempo ocioso encontrando-se com chefes de estado e promovendo justiça social através do Axis of Justice, a organização sem fins lucrativos que ele co-fundou com o Tom Morello do Rage Against the Machine. Apesar de seu interesse em política, entretanto, Tankian não tem nenhum projeto de entrar na carreira política.
“Odeio injustiça e não consigo evitar de falar contra isso, mas não quero me envolver na política. Tenho uma via mais direta para expressão como artista do que jamais teria como político”.

Fonte: Site of a Down 

0 comentários: