Widget

Free Web Counter

NM4U Review: System Of A Down em São Paulo

10 anos...1 década de espera da banda que cativou a tudo e a todos com seu som eclético e brutal desde que lançou o disco "Toxicity" em setembro de 2001. No dia 1º de Outubro, os fãs que acompanharam a banda e continuaram fiéis ao seu engajamento político, mesmo durante o sofrível período de hiato da banda entre 2006 até o ano passado, puderam vivenciar e finalmente ver ao vivo e em cores o que é o tal SYSTEM OF A DOWN ROCK AND ROLL MUSIC.



Cortinas erguidas exibindo a logo da banda, que se descreve por si só, já davam o clima do que estava por vir. E mesmo a aparente chuva que estava prestes a se formar, teve de recuar para dar lugar a um evento energético. Ouve-se um estrondo impactante, não... não eram os trovões...eram os primeiros acordes de "Prison Song", música intro do "Toxicity" e que era a perfeita abertura para o show. As cortinas vão abaixo e o público faz o mesmo, insandecidos ao ver Serj Tankian e companhia diante de seus olhos.


Serj Tankian vibrante e versátil como sempre, às vezes com a voz assustadoramente idêntica a qualidade vocal dos discos, fazendo variações incríveis entre o jeito despojado e humorístico de cantar, com berros e grunts tenebrosos. John quase uma máquina rítmica, martelando a batera que é possível crer que ele tenha mais de 2 braços. Daron é a figura showman em pessoa,sempre falante com a platéia, instigando o público a pular, cantar e fazer rodas pogo que mais pareciam redemoinhos de gente. Shavo, no melhor estilo urban/hip-hop, com boné e camiseta de hockey, demostrava o vigor e groove que a banda tinha aliada ao peso.


Depois de uma breve pausa com "Soldier Side Intro", a marretada já veio numa sequência alucinante de "B.Y.O.B.", "Revenga", "Needles", "Deer Dance" e "Radio/Video". Um momento de reflexão, mas sem deixar o peso de lado veio com "Hipnotize" e "Question", está com uma intro feita na guitarra acústica de Serj. Havia uma divisão do público que conhecia os trabalhos mais recentes da banda e os que conheciam os primeiros, e essa veio em "Suggestions", do auto entitulado de 98. Talvez o clima frenético do show veio com "Psycho" (esta com direito a coro , bates cabeças e pessoas pulando pra cima e pra baixo, fato que iria ser mais notório em "Bounce", tocada mais tarde) seguida pela canção-hino que os catapultou para o status de banda impossível de não se gostar: "Chop Suey!"


O setlist tenta englobar todas as fases da banda, mas só "Innervision" do "Steal This Album!" é tocada. Antes de tocar "Holy Moutains", Serj se declara em defesa dos povos indígenas no Brasil, e é ovacionado. "Aerials" é entoada como um mantra por parte o público e encerrada de forma cativante com Daron e Serj mandando um WE LOVE YOU na parte final da música. Daron, em mais uma de suas peripercias, toca uma versão "romântica" dos primeiros versos de "Cigaro" (my cock is much bigger than yours...)  e depois fulmina os tímpanos de todo mundo que estava no show.  A performance de "War?", talvez seja a mais destacável da noite. A improvisação feita nela é muito admirável, com Serj adicionando trechos quase versando em Rap (" without your AK-47's, M-16's, we will fight the heathers, we will fight the heathers") e com uma prolongação no break, seguida de vocais em talkbox de Daron e samplers em keyboards por parte de Serj. Uma melhora impressionante e bem trabalhada da original. Para encerrar brilhantemente a performance já perfeita, "Toxicity" (que faz abrir rodas de bate cabeça dignas da mostrada no vídeo da mesma) e "Sugar", onde repetições de "All that I fell, All that I say fuck you, and it all goes away.", ecoam até agora na cabeça de quem saiu de lá se sentindo realizado.


Histórico e apoteótico para dizer o mínimo. Para fãs que esperaram mais de uma década para ver a banda ao vivo, foi uma experiência para a vida toda. Com certeza um dos melhores shows do ano.


Obrigado Serj, Daron, John e Shavo!


WE LOVE U AS WELL!


Set List SYSTEM OF A DOWN
Duração: 1h45 min.
1. Prison Song
2. Soldier Side (intro)
3. B.Y.O.B
4. Revenga
5. Needles
6. Deer Dance
7. Radio/Video
8. Hypnotize
9. Question!
10. Suggestions
11. Psycho
12. Chop Suey!
13. Lonely Day
14. Bounce
15. Lost In Hollywood
16. Kill Rock N' Roll
17. Forest
18. Science
19. Mind
20. Innervision
21. Holy Mountains
22. Aerials
23. Vicinity Of Obscenity
24. Tentative
25. Cigaro
26. Suite-Pee
27. War?
28. Toxicity
29. Sugar


Review por: @DouglasDALIEN

2 comentários:

o unico porém é que essa camisa que o shavo tava usando é de football, nao de hockey.