Widget

Free Web Counter

Disturbed: "Brasileiros estão entre os fãs de Metal mais loucos do mundo", diz baixista



Eles já atingiram o topo do Hot 200 por quatro vezes, já foram chamados de “o futuro do metal” por Ozzy Osbourne e já venderam mais de 11 milhões de álbuns pelo mundo. Os metaleiros do Disturbed vêm direto de Chicago, EUA, para tocar em São Bernardo do Campo amanhã (veja serviço abaixo). O baixista John Moyer conversou com a Billboard Brasil e afirmou: “os brasileiros estão entre os fãs de Heavy Metal mais loucos do mundo”. Confira abaixo a entrevista completa.

David Draiman [vocalista do Disturbed] recentemente fez um vídeo para o site Disturbed Brasil no qual ele dizia que o show vai ser “uma experiência inesquecível”. Vocês tiveram algum contato com seus fãs brasileiros? O que vocês esperam do show daqui?

Espero que seja muito bom. David tem uma página no Twitter e os fãs da América do Sul pareceram muito animados. Então eu acho que vai ser muito poderoso. Na América do Sul eles estão definitivamente entusiasmados. E é empolgante para nós estar em algo assim.

Você conhece alguma banda brasileira?
Sim, Sepultura.

Você já conheceu algum deles?
Sim. Aliás, um de meus grandes amigos, Roy Mayorga, foi o baterista do Sepultura por um tempo. Hoje ele toca no Stone Sour.

Ouvimos que após está turnê na América do Sul vocês vão dar uma pausa e talvez começar em um novo álbum. Isso é verdade?
Nós não vamos trabalhar em nenhum álbum por enquanto. Depois da turnê na América do Sul nós não faremos nada. Será a primeira vez em nossa carreira que vamos ter uma pausa. E nós não temos planos. Ter um pouco de tempo livre. Você sabe, nós vamos parar de tocar por um tempo.

Você pode dar aos fãs do Disturbed uma ideia de quanto tempo ficarão nessa pausa?
Nós realmente não sabemos.

E o que vocês esperam fazer enquanto a banda estiver parada?
David [Draiman, vocalista] e Dan [Donegan, guitarrista] têm sua gravadora, a Intoxication Records. Eu dou aulas para a oitava série, então você sabe, devo focar nisso um pouco mais. O mais importante é que nós estaremos em casa com nossa família. Isso é muito importante porque perdi muitos aniversários e datas festivas, então será legal ficar em casa.

Vocês são uma das bandas de maior sucesso na história do metal. Como você lida com a fama, e quais são as coisas boas e ruins disto?
É muito bom estar em uma banda tão legal. Nós nos sentimos muito sortudos. Com o passar dos anos nós conseguimos mais e mais fãs, e gravamos mais discos. Eu acho que nós explodimos no começo e então continuamos a construir isso com o tempo. No que me diz respeito, eu não seria reconhecido em todos os lugares. Obviamente se eu for a um show de metal eu seria reconhecido (risos). Em um supermercado, não muito, uma vez ou outra.


David Draiman declarou uma vez que ele apoia a troca de músicas pela internet. Qual é a sua opinião sobre isso?
Eu acho que é bom para a música que ela se espalhe. Mas você tem que pagar pela musica porque isso ajuda sua banda. É assim que a música é feita. Quando as pessoas não compram músicas, as bandas não têm suporte para fazer novos discos. Torna as coisas mais difíceis. Eu acho que no final apoiar a indústria irá permitir que os músicos tenham um emprego e continuem em turnê e escrevendo músicas que vocês gostem. Eu aprecio a música virtual porque ela é uma ótima maneira de que as pessoas nos conheçam.

Algumas pessoas apontam o Disturbed como uma banda de New Metal, enquanto outras apontam como uma banda de Heavy Metal clássico. Como você define a banda?
Eu acho que somos os dois (risos). Nós somos uma banda de New Metal e também somos uma banda de Heavy Metal clássico. Eu acho que nós somos o tipo de banda, que como muitas bandas, não permanecem em apenas uma zona. Então nós somos um pouco disso tudo.

Ozzy Osbourne definiu vocês como “o futuro do metal”. Isso é verdade?
Ele disse isso muitos anos atrás. Eu não sei sobre o futuro, mas nós definitivamente estamos felizes por continuar por aqui (risos).

Como você lida com um elogio como esse vindo de uma das mais lendárias personalidades do rock, uma lenda viva?
Um elogio é algo que você tem que tentar viver à altura.

O Disturbed colocou quatro álbuns no topo do Hot 200 da Billboard em seu lançamento. Como esse sucesso afeta vocês? Vocês se sentem pressionados para atingir o mesmo nível em seus futuros álbuns?
Bem, quando você atinge o tipo pela primeira vez, você pensa “uau, eu não sabia que isso era possível”, e você meio que surpreende todo mundo. Eu acho que nossos fãs são uma grande parte disso desde o começo. E é muito legal, te deixa animado. Então, havia uma pressão até chegarmos pela segunda vez. E então você faz isso pela terceira vez, e então pela quarta e é como “uau!”. Nós somos muito sortudos por isso. Eu acho que tivemos muita sorte e muitos fãs.

Ano passado vocês fizeram um cover de “Living After Midnight” do Judas Priest. Você pode apontar outras influências da banda?
Claro. Black Sabbath, Iron Maiden e um monte de outras bandas. Para mim, Guns N' Roses. Essas bandas sempre foram uma parte do que o Disturbed é e de como nós tocamos nossos instrumentos juntos. Então, cada membro da banda tem suas influências. Eu acho que o Pantera é uma outra influência nossa que foi muito inspiradora.

Vocês já escolheram as músicas que vão tocar no Brasil? Você pode dar um gostinho para os fãs do que vai rolar neste show?
Nós já escolhemos. Nós vamos ter um set longo. Nós vamos tocar músicas extras para nossos fãs brasileiros já que é nossa primeira vez aí. E nós vamos tocar muitas músicas que não tocamos há algum tempo. Então os fãs vão ouvir uma seleção ao vivo de músicas do Disturbed, muitas músicas antigas. Eu acho que eles realmente vão gostar.

Para terminar, qual mensagem você deixa para os seus fãs brasileiros que estão esperando para ver seu show?
Eu diria: Venham pro rock conosco! Nós entendemos que os brasileiros estão entre os fãs de heavy metal mais loucos do mundo, então é por isso que nós estamos indo, pra atingir cada um deles.

Fonte: Billboard Brasil

0 comentários: