Widget

Free Web Counter

NM4U Entrevista: Banda Hidra

NM4U: Fale sobre a história do Hidra, como tudo começou?
Hidra: Hidra nasceu a 6 anos atrás. No começo, era formado por 4 membros que tinham uma vasta experiência na música. 3 desses 4, já haviam começado uma banda antes da criação do Hidra. Nós começamos procurando um estilo New Metal, que focasse no Rock, e foi esse que todos nós seguimos. Com o passar do tempo, nós evoluímos e lançamos nossa primeira demo, "Hidra", em que colocamos Rock-Metal com um primeiro estágio de experimentações com sons eletrônicos. Em uma faixa do projeto, o rapper Mediyama apareceu colaborando com o Hidra pela primeira vez. Mais tarde, depois de muitos shows internos e alguns concursos ganhos, Mediyama se juntou oficialmente a banda. Foi nesse momento que o Hidra, como banda, começou a buscar um som diferente e maturo; acompanhado de eletrônico e rap, assim como tendo mais contéudo nas letras. A fim de melhorar, começamos a procurar por um baixista (até então, Siete não era só o vocalista, como o baixista da banda). Foi assim que encontramos Sama, que ocupou essa função. Depois de compormos 11 música e 2 anos de um trabalho duro em estúdio, o Hidra editou seu primeiro álbum chamado "El Ultimo Engranaje", que significa 'a última marcha', e é um som suave e irresistível. Nosso objetivo é promover e fazê-lo ser notado por muitos ouvintes.


NM4U: Alguns dizem que o New Metal está morto, vocês são a prova que isso não é verdade, o que você pensa sobre isso? No seu país, a cena New Metal continua forte?
Hidra: Todo mundo acha que o New Metal está morto. Está morto por que não está vendendo ou é por que está fora de moda?

New Metal não está morto - apenas evoluiu. É a vida. Nós não nos consideramos um grupo que precisa ser classificado exclusivamente como New Metal; de fato, nenhum de nós escutamos apenas esse tipo de música. Somos 6 pessoas com uma variado gosto musical que às vezes é uma combinação surpresa. O fato é que, não é que o New Metal morreu na Espanha - simplesmente nunca existiu como uma cena forte. Poucos grupos de New Metal são formados e menos ainda sobrevivem. Fazemos música baseada na nossa realidade: nossa vida dia-a-dia, nossa experiência como músicos e pessoas.

NM4U: Nos conte sobre o processo de composição do álbum, foi um trabalho duro, o álbum é excelente.
Hidra: Quando nós compomos uma música, nosso objetivo é melhorar todos os detalhes que formam - instrumental, arranjos, vocais, letras e eletrônico -  formando no fim um 'todo'. Nós procuramos harmonizar todos os elementos ao nosso dispor. Cada problema é uma história diferente, um sentimento diferente, uma mensagem única, que pretendemos que nossos ouvintes sintam o que nós sentimos, enquanto tocamos a música. Todos nós intervimos, em maior ou menor escala, no resultado final do nosso trabalho; cada membro deixa sua 'marca' pessoa nas músicas. O álbum consiste de 12 músicas, selecionadas de dúzias de idéias que nós colocamos a parte por que elas não funcionavam. Foi um longo processo que nos tomou 2 anos. "13 Dias" foi nossa primeira música escrita para esse álbum e o mais engraçado foi como nós decidimos colocar esse título.

Nós estávamos na casa de Alberto e a demo que fizemos para essa música foi gravada no dia 13 de Junho. Pensamos que a letra podia contar a história dos últimos dias de um prisioneiro condenado a morte. De repente, alguém ligou para Siete e o seu toque de celular era uma música que mencionava o número 13. Emi tinha no momento, um celular que tinha o adesivo '13' nele, e assim que começamos a contar o número de degraus da escada que estava no quintal...Que surpresa! Também tinha 13! Era como o filme '23' do Jim Carrey - quando você procura alguma coisa que encaixe, e encaixa. Foi muito divertido compor todas essas músicas e ver como as pessoas gostaram de ouvir. Estamos pensando em escrever novas músicas com sons ainda mais fortes.

Para resumir, é como publicamos no nosso site: Nossa música é parte da nossa personalidade, ela evolui assim como a gente; é a causa e consequência do jeito que somos, pensamos, vivemos. Fazemos o que fazemos por que gostamos. Não é fácil, mas compensa cada vez que uma pessoa compartilha e entende a trilha que mostra como cada música, foi primeiro uma idéia, que cresceu e amadureceu com a ajuda do esforço e paixão, pois é real hoje.

NM4U: Qual a razão de escolherem o título "El Ultimo Engranaje"?
Hidra: O título do álbum 'a última marcha' representa a culminação de um projeto ambicioso que cuidamos inteiramente e sem suporte de nenhuma empresa, assim como todo o trabalho duro que precisamos para vê-lo completo. É por isso que, de alguma maneira, o álbum é a última marcha no, que já foi mencionado, o díficil processo de composição, produção independente e esforço que está por trás de toda criação do disco. É parte visível, ou melhor, ouvível; que encara a audiência, aquela coisa que você coloca no seu mini-sistema hi-fi e tudo começa a rolar- isso é a 'última marcha'.


NM4U: Qual a principal mensagem que vocês tentam passar através do som e das letras?
Hidra: Existem muitas mensagens diferentes, nós tentamos transmitir um sentimento diferente em cada uma das nossas músicas. Como por exemplo, os maus-tratos em lares adotivos, no caso de "Castillos de Arena", o mais romântico e boêmio amor em "El Espejo del Filo", ou simplesmente raiva em "Despierto". Em toda sonoridade do disco, o que nós procuramos sobre tudo, é fazer os ouvintes pensarem sobre coisas e observarem seus arredores. Nós gostaríamos que eles analisassem a realidade e colocarem suas emoções em cada música. A coisa mais importante para nós é, qualquer um que compre o nosso CD, qualquer um que ouça-o, qualquer um que veja nosso show, qualquer um que nos siga, se identifique-se com a gente. Gostaríamos que eles percebessem que, não importa onde ou quantos anos você tem, independente da sua religião, etc.: Todos nós temos o mesmo interesse e sofremos dos mesmos problemas.


NM4U: Agora um fato curioso. A música "Duel Abierto" é muito parecida (o instrumental) com "Break Stuff" do Limp Bizkit. Nos fale sobre a história dessa música.
Hidra: "Duelo Abierto" é uma versão de "Break Stuff" do Limp Bizkit. Cada e todo membro desse grupo considera essa banda um importante elemento do seu gosto musical, e tocar essa música durante os nossos shows sempre foi algo que ficamos empolgados em fazer. Um dia, nós pensamos: 'Por que não fazer uma versão dessa música na nossa língua?'

Essa música é a mais antiga. É basicamente o mesmo, mas a letra em espanhol é o detalhe que mostra a nossa maneira de pensar, assim como o jeito que nos conectamos com as pessoas. A letra foi escrita por Mediyama uns meses antes de se tornar um dos vocais. Até aquele momento, nós só tivemos duas colaborações com ele. O momento que ouvimos a letra casando com a versão instrumental do Limp Bizkit, culminou com o ponto que começamos a ver o Hidra sob uma nova perspectiva.

NM4U: Quais são suas principais influências? Como elas influênciam no momento de compor?
Hidra: Nós somos 6 pessoas diferentes com variados e diferentes gostos musicais, e eu posso assegurar a você, que nenhum de nós tem o mesmo estilo de CD nos nossos carros. Esses estilos podem ser Dubstep, Hip-Hop, Dancehall, Groove Metal, Hard Rock, e claro, New Metal, que é a nossa ligação. É possível ver um membro do Hidra em um show do Limp Bizkit, Slipknot, Ill Niño ou Machine Head; e então ver um outro lançando com Prodigy, Pendulum, Skrillex, ou até mesmo Swan Fyahbwoy, ZPU, Rayden. Todos os tipos de música que ouvimos, tem influência no nosso som. Nós gostamos de fundir, mas com um certo critério: nós sempre tentamos misturar nossas inspirações com New Metal, enquanto compomos algo novo. Nosso disco oferece a música que gostamos de forma simples, sem rotular; mas como você pode imaginar, tudo que criamos é marcado e 'manchado' por tudo que chega em nossas mãos. Nós não pretendemos esconder ou mesmo nos tornamos criadores de um estilo musical que foi muitas vezes dado como morto - New Metal. Nosso tributo ao Limp Bizkit em "Duele Abierto" é a prova disso.

NM4U: Quais os planos até o fim de 2012? Já estão em turnê para promover o álbum?
Hidra: Durante o ano, adoraríamos promover o álbum através de shows, seja onde podemos tocar, enquanto compomos coisas novas. Eu acho e espero, que logo começaremos a compor mais uma vez. Quem sabe? Talvez mais pra frente esse ano, teremos uma idéia mais claro do que gostaríamos de fazer depois de "El Ultimo Engranaje". Só espero que Maya não arruíne nossos planos (ele dá risada). Agora, estamos preparando para o show de abertura de "El Ultimo Engranaje" que será no mês que vem. Também estamos trabalhando duro para lançar nosso disco nas principais cidades do nosso país. Estamos muito ansiosos para voltar aos palcos e dar tudo de nós!

NM4U: Poderiam deixar uma mensagem para os fãs brasileiros e leitores do NM4U?
Hidra: O Hidra gostaria de agradecer todo o apoio que temos recebido; da Espanha e de qualquer outro país que tenha interesse na gente como banda. Todos nós sabemos que a música está agora em uma situação mais díficil do que antes, especialmente para grupos que procuram ganhar seu próprio lugar na indústria musical. Nós estamos enviando uma mensagem cheia de gratidão para todos os fãs que não se conformam com a música mainstream e que querem ser diferente. Sem o apoio dos fãs, as bandas nunca sairiam de seus ensaios. 

Um grande abraço para todos aí do Brasil e especialmente para os seguidores do New Metal 4U!



Mais informações Aqui

0 comentários: